Julho 4, 2019

Empreendedor Sênior

Levantamentos oficiais comprovam que o número de idosos cresceu 18% em cinco anos e ultrapassou 30 milhões em 2017. A população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE em março/2019. Nas próximas décadas, a parcela da população economicamente ativa acima dos 50 anos deve ser majoritária no mercado.

Apesar desta tendência irreversível, verifica-se no mercado brasileiro que, além de um número crescente de desempregados, as empresas caminham em outra direção e vêm realizando enxugamento em seus quadros através Programas de Demissão Voluntária (PDV).

O verbo que conjugamos com mais frequência no programa Empreendedor Sênior é recomeçar, pois uma das situações mais frequentes verificadas junto ao profissional que acaba de se aposentar é sua crescente vontade de ser útil e compartilhar experiências – uma forma altamente positiva (e produtiva) de evitar estados de depressão e baixa estima.  Coordenado pelo Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU) e com o apoio de instituições de ensino e outras organizações, o Empreendedor Sênior desenvolve um banco de dados desses profissionais e atua para reinseri-los na economia seja através de prestação de serviços de consultoria, oferta de estágios ou ajuda-los a formatar um modelo de negócio compatível com a nova realidade desses profissionais de forma a promover a união de ideais produtivos com qualidade de vida.

Nossos objetivos

Criar uma metodologia sistêmica para aproveitamento das experiências e  expertises de profissionais 50+, em empresas incubadas e startups e/ou cooperar para a realização de seus projetos inovadores;

Estreitar relacionamentos entre diferentes gerações para melhorias da produtividade empresarial;

Estimular o repensar coletivo empresarial e social de comportamentos de exclusão de pessoas seniores, como também permitir que muitas das experiências adquiridas ontem, possam ser usadas na economia empresarial; Evitar repetições de erros cometidos no passado, motivando aplicação de novas (e ou antigas) experiências de gestão.

Metodologia

A partir de um banco de dados são aplicadas as metodologias de RH para selecionar profissionais maduros que se encaixem nos perfis abaixo:

Estagiário Sênior – Profissional aposentado ou não que deseja manter-se atuante no mercado colaborando com sua expertise em ações das startups ou projetos de natureza acadêmica.

Consultor Sênior – Profissional aposentado ou não que sente a necessidade de recolocar-se no mercado em função de caráter consultivo.

Rodas de Conversa – Encontros mensais com o tema “Como Re-começar?”Workshop Construa seu Modelo de Negócios – Conjunto de ações estratégicas para estruturar/desenvolver modelos de negócios individuais ou coletivos.

Apoiadores e parceiros: