Saúde
do Futuro

O que é ?

O Programa SAÚDE DO FUTURO consiste em um conjunto de ações estratégicas para desenvolver uma Cultura de Saúde nas organizações, que harmonize inovação e sustentabilidade, antecipando as novas competências do Profissional de Saúde do Futuro.
Fundamento: Saúde é pré-requisito para a prosperidade econômica.


Objetivos do Programa Saúde do Futuro

1. Capacitar o Profissional de Saúde do Futuro em gestão e empreendedorismo, na perspectiva de sua atuação em diferentes níveis (governamental, institucional, gerencial, técnico e individual), de modo a integrar a prevenção na assistência médica, em todas as especialidades.

2. Capacitar o Profissional de Saúde do Futuro como educadores para promoverem a alfabetização em saúde, na população assistida, que significa desenvolver as habilidades para compreender as informações sobre saúde para estar apto a fazer julgamentos fundamentados ao longo da vida.

3. Capacitar o Profissional de Saúde do Futuro para atuação efetiva nas áreas de Saúde da Família e Saúde do Trabalhador.

Forma de atuação

Em parceria com os organizadores de congressos e demais eventos, o Programa SAÚDE DO FUTURO funciona como complemento estratégico e pedagógico na formação profissional, contando sempre com notáveis conferencistas e tendo como referência uma visão sistêmica de Saúde diferenciada.

Metodologia ConSOL® aplicada ao Programa Saúde do Futuro

O Programa é desenvolvido com base na metodologia ConSol® - Conhecimento Solidário, que desde 2002 vem sendo aplicada com sucesso no Projeto Profissional do Futuro, desenvolvido pelo CEU – Centro de Empreendedorismo Universitário e Consultoria.
No Programa Saúde do Futuro, a metodologia ConSol® se desdobra nas seguintes etapas:

• Reunião de Alinhamento – Nesse encontro com os parceiros são detalhadas as características e objetivos do evento (foco, público, programa, duração, localização e outros aspectos).

• Customização da Programação – Elaboração de um programa de palestras com temas alinhados aos principais cenários e tendências de mercado, para complemento da formação do Profissional do Futuro da organização cliente.

• Seleção de Conferencistas – Escolha conjunta de conferencistas, contemplando os principais profissionais de mercado para apresentarem palestras sobre os temas selecionados.

• Mobilização / Divulgação – Utilização de ampla rede de apoio abrangendo as principais Universidades brasileiras, assegurando uma ampla divulgação e mobilização do público alvo do Programa SAÚDE DO FUTURO.

Valores

Nossos valores incentivam a integração de ações preventivas e corretivas em Saúde, a responsabilidade por resultados, abrangendo a eficácia, a eficiência e a efetividade na gestão, o alerta para as mudanças estratégicas, o empreendedorismo, a inovação e a superação de desafios no contexto do desenvolvimento sustentável.

Fundamentação pedagógica

O Programa SAÚDE DO FUTURO fundamenta-se no modelo educacional descrito no documento “Educação – Um Tesouro a Descobrir” (UNESCO, 1997), que estabelece quatro pilares para a educação no século XXI: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser.

Nesse contexto, podem ser definidas quatro competências básicas: cognitiva, produtiva, social e pessoal, que a educação de qualidade deve desenvolver, simultaneamente, conforme a figura 1, a seguir.

Equipe Responsável

O CEU é coordenado pelo Eng. Alfredo Laufer, PhD pela Coppe/UFRJ, com vasta experiência empresarial, pública e acadêmica e conta com uma equipe multidisciplinar, formada por engenheiros, médicos, administradores, economistas e jornalistas com reconhecida atuação em organizações públicas, privadas e em universidades de ponta, proporcionando o exercício contínuo da visão sistêmica sobre problemas e realidades complexas:


Alexandre Pinto Cardoso
Fernando Potsch
Heitor Chagas
Newton Miguel Moraes Richa