Antenação

15/03/2013

Defino o conceito de antenação como o processo de interação e articulação existente entre os diversos sinais advindos do meio exterior, com os problemas incubados em nossa mente que requerem solução.

Quanto maior a intensidade da antenação ao foco dos problemas, maiores e visíveis serão os “sinais do exterior” nos socorrendo e possibilitando construção de soluções inovadoras, além do crescente desenvolvimento de nossa sensibilidade e intuição.

Este processo de leitura de sinais externos é longo e penoso, e precisa ser acompanhado de exercícios diuturnos não só mentais, mas através de observações pessoais escritas num diário (não vale nada ficar só na memória...).

Um exemplo muito interessante foi o que encontrei no livro “Tróia” de Cláudio Moreno, da qual transcrevo de forma livre (pag.272):

“As tropas espartanas que estavam há 9 anos sediados próximos às muralhas de Tróia, sem conseguir penetrar começavam a se debelar. Tinha chegado a hora de desferir o golpe final nas defesas dos troianos. Agamenon reuniu os chefes principais para discutir uma nova estratégia para transpor as muralhas e levar a batalha para dentro da cidade.

Calcas, o adivinho e conselheiro, levantou e pediu para falar. Ele comentou que ao se encaminhar para a tenda de Agamenon naquela manhã presenciou uma cena que poderia apontar um caminho para a entrada nas muralhas. Uma pomba, fugindo do ataque de um falcão, tinha conseguido enfiar-se numa estreita fenda de um rochedo, onde ele não podia alcançá-la. No entanto, o falcão ao invés de sair em busca de outra presa, como costumam fazer os falcões, escondeu-se num arbusto e esperou com paciência. Pouco a pouco, a pomba foi ficando mais confiante, pois não via mais nos céus o negro vulto do inimigo, até que, finalmente, ela saiu de onde estava e alçou-se pelos ares, julgando-se em liberdade. Neste momento o falcão atirou suas garras afiadas.

O falcão, mesmo sendo o mais forte, teve de usar um ardil para obter a vitória: devemos fazer o mesmo concluiu Calcas”.

Esta foi a antenação que deu origem à construção do Cavalo de Tróia, que permitiu os espartanos vencerem as muralhas de Tróia e vencerem os obstáculos.

Foto de Simon Hooks, under Creative Commons.

Antenação