Metodologia ConSOL®

O ConSOL® - Conhecimento Solidário - é uma metodologia desenvolvida pelo CEU que visa responder de forma tangível (índices quantificáveis) quais os objetivos que devem ser prospectados, focados e a forma de atingi-los num futuro próximo dimensionado, através de variáveis selecionadas. Sua forma metodológica parte da premissa de que o julgamento coletivo, de especialistas de diversas áreas em diversas etapas, tende a ser mais adequado que a opinião de apenas um indivíduo ou setor, quando se trata de dimensionar a perspectiva futura de uma entidade, empresa ou de outros setores da sociedade do conhecimento.

Prioriza a busca de produtos e/ou serviços que se mostrem promissores e materializáveis, sob o ponto de vista de suas trajetórias científicas, tecnológicas e mercadológicas, e considerando, ainda, as disponibilidades de recursos humanos, materiais e organizacionais.

Aplicações do ConSOL®:

Prospecção tecnológica - Ex: Quais as vocações econômicas e os setores de atividades que devem ser priorizados para implantação de ambientes de inovação (Polos, parques, distritos, etc) nos próximos 5 anos, numa determinada região?

Quais as ações que devem ser implementadas num determinado segmento de modo que possamos aumentar o conteúdo nacional em 30%?

Prospecção de tendências, produtos e serviços - Ex: Quais os produtos, processos ou serviços que apresentam maiores índices de importância mercadológica e tecnológica para serem materializados em 2 anos?

Prospecção de Redes de Valores - Quais as interações e sinergias que poderemos criar ou fortalecer com universidades, empresas e órgãos governamentais? Quais as visitas técnicas a feiras e congressos nacionais e internacionais que deveremos focar? Como devemos nos preparar para estas etapas?


Apresentação da Metodologia ConSOL®